Skip available courses

Available courses

Identificar memória, comando e configuração. Operar com um sistema operativo. Identificar e operar um sistema operativo multitarefa. Identificar e operar com utilitários complementares aos sistemas operativos. Instalar e configurar antivírus. Executar a compactação e descompactação de ficheiros.
Bem-vindo a plataforma de "e-learning" da Infordidactica - Centro Ensino e Formação Profissional. Esta plataforma é para uso exclusivo dos alunos da instituição a frequentar o curso de técnico de informática sistemas em Aguas Santas . O conteúdo de cada disciplina é da responsabilidade do professor associado a mesma.
Este curso pretende apoiar a aprendizagem dos formandos do curso de técnico de informática de sistemas a decorrer em Vila Nova de Gaia.
Classificar a organização. Interpretar a estrutura organizacional. Reconhecer os princípios da comunicação organizacional. Identificar e caracterizar as funções internas à organização. Definir conceitos de qualidade.
Identificar e descrever os diferentes tipos de documentos administrativos. Preparar, organizar e executar diferentes documentos administrativos.
Identificar os vários tipos de gastronomia existentes no país e na região, em espanhol. Caracterizar a oferta de restauração da região, em espanhol, a nível do utilizador independente. Descrever as principais atrações gastronómicas da região, em espanhol, a nível do utilizador independente.
Reconhecer e produzir mensagens orais e escritas em língua inglesa relacionadas com a atividade profissional, nomeadamente, em matéria de acolhimento e de assistência ao cliente.
Identificar e aplicar as regras da contabilidade pública.
Contextualizar a documentação no âmbito dos serviços e operações bancárias, e proceder em conformidade em cada um dos contextos. Caracterizar e aplicar os diferentes títulos de crédito e as suas funções.
Distinguir sensor de transdutor. Identificar a constituição interna, as características específicas e o princípio de funcionamento dos diversos equipamentos de deteção eletromecânica e eletrónica. Identificar os princípios gerais da transdução. Identificar alguns transdutores e suas aplicações. Utilizar transdutores de medida de temperatura, de deformação, de deslocamento e fotoresistivo. Aplicar sensores: fins de curso, células foto-elétricas, sensores de temperatura, sensores de pressão. Aplicar sensores e transdutores, atendendo ao seu tipo de saída. Selecionar o tipo de sensor e transdutor, de acordo com o tipo de aplicação. Seleccionar, através da consulta de catálogos de fabricantes, os sensores e transdutores a instalar em aplicações reais, tendo em vista a sua automatização. Realizar um sistema automatizado utilizando sensores e transdutores, aplicando desta forma os conceitos teóricos apreendidos.
Distinguir e aplicar as diferentes topologias de rede. Estabelecer a comunicação entre dois dispositivos. Instalar uma rede local. Seleccionar os equipamentos a utilizar consoante as aplicações. Configurar os serviços de uma rede. Ligar e configurar diferentes periféricos.
Aplicar vocabulário específico relacionado da língua inglesa no diagnóstico do espaço e na análise do produto.
Definir o conceito de dívida e de taxa de esforço. Avaliar os custos do crédito. Comparar propostas alternativas de crédito. Caracterizar os direitos e deveres associados ao recurso ao crédito.

O curso E-Formador/E-Tutor pretende dar resposta à necessidade de preparar profissionais para que possam, organizar, implementar, gerir e desenvolver acções de formação à distância, utilizando as ferramentas e instrumentos disponíveis na plataforma Moodle com vista à dinamização de sessões síncronas e assíncronas, concepção e utilização de materiais pedagógicos e sistemas de avaliação e-learning no contexto da formação. 

No final da formação pedagógica inicial de formadores os formandos que concluam o curso com aproveitamento deverão ser capazes de:

  • Desenvolver conteúdos programáticas para programas previamente definidos;
  • Situar o papel do formador no sistema onde desenvolve a sua atividade e definir o respetivo perfil de competências desejável.
  • Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação tendo em conta a facilitação do processo de aprendizagem pela seleção e aplicação dos métodos, técnicas e meios pedagógicos mais adequados e operacionalização da formação