Skip available courses

Available courses

Elaborar páginas para a web, com recurso a hipertexto
Instalar e configurar utilitários sobre o sistema operativo (SO).
Bem-vindo a plataforma de "e-learning" da Infordidactica - Centro Ensino e Formação Profissional. Esta plataforma é para uso exclusivo dos alunos da instituição a frequentar o curso de técnico de informática sistemas em Aguas Santas . O conteúdo de cada disciplina é da responsabilidade do professor associado a mesma.
Este curso pretende apoiar a aprendizagem dos formandos do curso de técnico de informática de sistemas a decorrer em Vila Nova de Gaia.
Instalar e configurar os sistemas operativos. Exigências do sistema operativo quanto às capacidades do equipamento Instalação do SO a partir de periféricos Selecção de opções na instalação Definição do plano de configuração de periféricos Definição do modelo de logins Configuração do SO de acordo com as necessidades de cada utilizador Manutenção do SO por alteração da configuração do equipamento
Identificar os princípios subjacentes à comunicação oral e escrita, em português. Identificar e aplicar as técnicas de escrita eficaz na elaboração da documentação empresarial.
Reconhecer o trabalho de projeto como um instrumento orientado para a resolução de problemas. Identificar as fases de elaboração de um trabalho de projeto. Elaborar diagnósticos.
Interpretar a legislação em vigor sobre campos de férias. Identificar programas de apoio aos campos de férias. Identificar os requisitos e competências necessárias para atuar em campos de férias. Animar e/ou coordenar campos de férias. Conceber e implementar um projeto pedagógico e de animação de campos de férias.
Aplicar diferentes técnicas de modelação em barro e outros materiais plásticos. Aplicar diferentes técnicas de moldagem com gesso em moldes plásticos. Aplicar técnicas de tecelagem. Aplicar técnicas de impressão. Identificar as componentes e os procedimentos da metodologia projectual. Relacionar as formas visuais com as características dos materiais e das funções a que estão associados, tendo em conta a aplicação à organização de espaços bidimensionais e tridimensionais. Analisar a relação interativa entre sentimento/ideia/material/técnica.
Interpretar e produzir textos de diferentes matrizes discursivas em alemão, a nível do utilizador independente, adequando-o às diversas situações comunicativas próprias da pastelaria/padaria. Interagir e comunicar em alemão, a nível do utilizador independente.
Interpretar e produzir textos de diferentes matrizes discursivas em alemão, a nível do utilizador independente, adequando-os às diversas situações comunicativas próprias do serviço de cozinha/pastelaria. Interagir e comunicar em alemão, a nível do utilizador independente.
Enunciar os conceitos relativos à análise, classificação e imputação de gastos. Calcular gastos diretos, indiretos, reais, variáveis, fixos e semi-variáveis.
Distinguir os diferentes tipos de sistemas de custeio.
Desenvolver programas que permitam apurar a técnica da escolha das condições de decisão a testar. Programar utilizando, quer repetições definidas ou com controlo por contador, quer repetições indefinidas ou com controlo por sentinela. Explicar as técnicas básicas de resolução dos problemas na ótica da programação estruturada. Descrever como construir programas modularmente, usando partes pequenas denominadas funções. Explicar a construção de funções. Explicar o mecanismo da passagem de valores entre funções. Reconhecer os vetores de dados para guardar valores ou estabelecer tabelas. Declarar vetores, fazer a sua iniciação e usar cada um dos seus elementos. Descrever os processos de acesso a periféricos.
Aplicar vocabulário específico da língua inglesa aos estudos de mercado e marketing mix.
Aplicar vocabulário específico da língua inglesa na negociação e no serviço pós-venda.

O curso E-Formador/E-Tutor pretende dar resposta à necessidade de preparar profissionais para que possam, organizar, implementar, gerir e desenvolver acções de formação à distância, utilizando as ferramentas e instrumentos disponíveis na plataforma Moodle com vista à dinamização de sessões síncronas e assíncronas, concepção e utilização de materiais pedagógicos e sistemas de avaliação e-learning no contexto da formação. 

No final da formação pedagógica inicial de formadores os formandos que concluam o curso com aproveitamento deverão ser capazes de:

  • Desenvolver conteúdos programáticas para programas previamente definidos;
  • Situar o papel do formador no sistema onde desenvolve a sua atividade e definir o respetivo perfil de competências desejável.
  • Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação tendo em conta a facilitação do processo de aprendizagem pela seleção e aplicação dos métodos, técnicas e meios pedagógicos mais adequados e operacionalização da formação